MURAL-MOSTRAACE-2017.jpg

Por que é importante as escolas trabalharem com pesquisas científicas? Esse questionamento permite inúmeras possibilidades de respostas, visto que o mundo contemporâneo está mostrando o quanto as descobertas ou tecnologias são importantes na vida das pessoas. Cabe à escola solidificar esse espírito, científico, em seus alunos. O valor de um trabalho respeitando todos os passos para que se torne válido cientificamente, deve ser um dos primeiros momentos de análise da educação.


Neste ano o Centro Educacional João Paulo II comemora 10 anos de desenvolvendo trabalhos de caráter realmente científico com os alunos. Até 2006 trabalhávamos com os alunos a feira de ciências, tendo objetivos claros, porém não de acordo com as normas e procedimentos adequados à ciência em pesquisa. Assim, a partir de 2007 as feiras transformaram-se em Mostraace (Mostra Açailandense de Ciências e Engenharia) esse marco foi importante à escola e aos alunos, pois os trabalhos visando a normalização e procedimentos adequados foram iniciados e, a cada ano as aprendizagens são maiores.
Estar na vanguarda do conhecimento na região faz com que o Centro Educacional João Paulo II aprimore seu trabalho educacional constantemente. Desenvolver ciência não se faz de qualquer maneira, deve-se respeitar a evolução e as etapas de cada trabalho, sendo importante que os alunos aprendam a seguir todos os procedimentos, para então colher os frutos. Dentre as conquistas advindas de trabalhos científicos na escola, citamos o Prêmio Sesi, que recebemos pelo Projeto ‘Convivendo com a diversidade’; A sinalização adequada da Rua Maranhão e conscientização da limpeza do ambiente escolar. No entanto, um dos principais ganhos ou reflexos do sucesso da escola, são os agradecimentos de nossos alunos quando adentram nas universidades. O agradecimento geralmente diz respeito à facilidade que estão encontrando na vida universitária, devido às exigências da escola nas pesquisas científicas, quando estudavam conosco.
Uma das coisas que mais confirmam o quanto a escola está no caminho educacional correto, diz respeito à exigência e mudança no currículo das escolas no Brasil, a partir de 2018 por meio da nova BNCC – Base Nacional Curricular Comum. Nesse documento nacional está claro que os alunos devem ter dez competências e, a segunda competência diz que “o currículo escolar deve exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências... para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções”. Esse alerta governamental só enfatiza o quanto já estamos alinhados ao exercício da aprendizagem científica, com aulas de metodologia científica e a Mostraace.
São 10 anos de história realmente científica no Centro Educacional João Paulo II, e são também 33 anos de sucesso educacional na cidade e região. Venha conhecer os fundamentos educacionais da nossa escola. Faça parte dessa história de sucesso!

Equipe Pedagógica JP2 CARROSSEL